AS PESSOAS COM AUTISMO E O MERCADO DE TRABALHO
Conforme narramos na página de nosso site sobre os DIREITOS DOS AUTISTAS, o art. 93 da Lei 8.213, de 1991, determina que empresas com 100 ou mais funcionários estão obrigadas a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários do INSS reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, aí incluindo pessoas com autismo, na seguinte proporção:
- até 200 funcionários.................. 2%
- de 201 a 500 funcionários........... 3%
- de 501 a 1000 funcionários......... 4%
- de 1001 em diante funcionários... 5%.
Confira nossa conversa com Marcelo Pires, o Telo, fundador e diretor da Consolidar, sobre o poder transformador da conscientização e inclusão profissional de pessoas com deficiência.
Em meados de 2000 e 2001, Telo abandonou toda sua estabilidade financeira, seu alto cargo de executivo numa grande empresa para dedicar sua vida à inclusão. É uma longa e comovente história de muita perseverança, superação e amor ao próximo.
Naquela época, comprou um posto com objetivo de empregar pessoas com deficienência, que compunham mais de 50% de seu quadro ed funcionários.
Tornando-se um exemplo no mundo dos negócios, passou a ser consultado por grandes empresas que o questionavam como fazer uma verdadeira inclusão. E foi assim que surgiu a Consolidar. Dentre seus clientes, estão a Cummins, Bosch, Sky Chefs, Padaria Real e outras.
Com esse incrível trabalho, que promove a valorização da diversidade, ao invés do simples atendimento de cotas exigidas por lei (Lei 8.213/91), em 2018, através da Consolidar, três empresas brasileiras foram premiadas pela ONU.
No evento promovido em 18/12/19 em São Paulo, na sede da Metanóia, que é uma empresa parceira da Consolidar, Telo apresentou os OBJETIVOS de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL da ONU. Para saber mais, acesse www.consolidardiversidade.com.br ou o link abaixo.
Telo é um dos colabs do nosso livro Propósito Azul, à venda no site da Amazon e outros, onde aborda sobre inclusão profissional.
VAGAS DE EMPREGO
O site Deficiente Online é uma empresa especializada em auxiliar empresas no cumprimento da Lei 8213/91, que é referente a lei de Cotas para contratação e inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho, disponibilizando anúncios de vagas de emprego para empresas e candidatos.
CÂMARA PAULISTA
A Câmara Paulista para Inclusão Da Pessoa com Deficiência promove a inclusão profissional. Acesse o site:
SINICESP
A Incluir, da mesma forma, como noticiado no site da SINICESP, que possui um Grupo de Trabalho GT de Inclusão do Sindicato da Indústria da Construção Pesada, coordenado por Caroline Melloni do Nascimento Cliber, conforme link abaixo.
INCLUSÃO EFICIENTE
Há também empresas de capacitação para pessoas com deficiência, com a Inclusão Eficiente (Chapecó/ SC, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais), que promete promover consultoria especializada em Assessoramento de Reabilitação e Inclusão para empresas e familiares de pessoas com dificuldades e deficiências na busca de Independência, Autonomia e Inclusão.
REPORTAGEM CBS NEWS
CBS NEWS conta que empresas estão se abrindo para o talento de pessoas com Autismo:
Protocolo de Avaliação de Habilidades Profissionais da AFLS
O protocolo de avaliação atual, O Protocolo de Avaliação de Habilidades Profissionais da AFLS, fornece a cuidadores e profissionais as informações referentes a critérios sobre a capacidade do aluno de se preparar para o local de trabalho e participar de forma independente em uma variedade de papéis vocacionais e configurações.
O Protocolo de Avaliação das Competências Profissionais da AFLS revisa as habilidades que permitirão ao aluno perseguir, obter e participar de um emprego significativo e remunerado em uma variedade de configurações.
O protocolo concentra-se tanto nas habilidades "fáceis" necessárias para a participação em muitos empregos e inclui habilidades de comunicação e linguagem, habilidades sociais e interações, e etiqueta do local de trabalho.
Conheça mais sobre o AFLS - Avaliação das Habilidades Funcionais e de Vida acessando o link abaixo do site IEAC ABA:
SPECIALISTERNE
Marcelo Vitoriano
Uma das primeiras empresas do mundo capazes de aproveitar as capacidades especiais das pessoas com autismo, síndrome de Asperger e diagnósticos similares.
A Specialisterne oferece uma vasta gama de serviços de consultoria para diversos tipos de organizações em todo o mundo. Os nossos serviços concentram-se especialmente em testes de sistemas de informação, tratamento de dados e documentação.
Para saber mais, clique no link abaixo:
MERCADO DE TRABALHO
Lucas Pontes
Como conta o jovem com Autismo Lucas Pontes do IG @arteaspie:
"Um Autista no Mercado de Trabalho (Os empregos que já tive)
Quais as dificuldades que um autista pode encontrar no mercado de trabalho? Nesse vídeo eu falo as dificuldades que EU enfrento enquanto autista, mas cada autista é único e as facilidades e dificuldades variam de um para o outro. Algumas empresas já buscam por autistas, devido a nossas habilidades, mas a grande maioria ainda possui a ideia errada de que somos incapazes de sermos bons funcionários. Para saber mais sobre os direitos dos autistas no mercado de trabalho eu indico os perfis @autismoedireito e @autismolegal.
Para assistir o vídeo, clique no link abaixo:
MANUAL INCLUSÃO
Universal Music
Em janeiro, a Universal Music no Reino Unido publicou um manual chamado Creative Differences que descreve como é viver com condições neurodiversas e educa empregadores nas indústrias criativas sobre a integração e apoio ao talento neurodiverso em todos os aspectos do emprego.
Para acessar, clique no link abaixo:
Conforme publicou o IG da Revista Autismo sobre o evento UniTEA 2019, a Indústria Inbetta conta sobre os profissionais contratados com Autismo.
A empresa Mundial SAP da mesma forma, promove a inclusão de pessoas com Autismo e anuncia:
"Consciente da importância de incluir os autistas no mercado de trabalho e do potencial humano de uma força de trabalho diversificada, a SAP desenvolveu o programa SAP Autism at Work, que faz da neurodiversidade uma prioridade e busca promover iniciativas para a inclusão de pessoas com autismo em ambientes corporativos, inclusive, na força de trabalho da própria empresa".
PROFISSÕES PARA AUTISTAS
A famosa Autista Temple Grandin apresenta, em seu livro O Cérebro Autista, uma relação de profissões cujos autistas podem se tornar muito hábeis, de acordo com seus talentos:
PROFISSÕES PARA QUEM PENSA POR IMAGENS:
* Desenhista de Arquitetura e Engenharia
* Fotógrafo
*Adestrador de animais
* Artista Gráfico
* Joalheiro / Artesão
* Web Designer
* Técnico em Veterinária
* Mecânico em Automóveis
* Técnico em Mautenção de Máquinas
* Técnico em Computadores
* Diretor de Iluminação Teatral
* Projetista de Automação Industrial
* Paisagista
* Professor de Biologia
* Analista de Mapas de Satélite
* Bombeiro Hidráulico
* Técnico em Calefação, Ar Condicionado e Ventilação
* Técnico em Fotocopiadora
* Técnico em Equipamentos Audiovisuais
* Soldador
* Engenheiro Industrial
* Técnico em Radiologia
* Técnico em Equipamentos Médicos
* Desenhista Industrial
* Animador Digital
PROFISSÕES PARA QUEM PENSA POR PALAVRAS/FATOS:
* Jornalista
* Tradutor
* Analista de Mercado
* Editor de Texto
* Contador
* Analista de Orçamento
* Escriturário
* Professor de Educação Especial
* Indexador de Livros
* Fonoaudiólogo
* Especialista em Controle de Inventários
* Pesquisador Jurídico
* Especialista em Contratos de Concessionárias de Automóveis
* Historiador
* Escritor Técnico
* Caixa de Banco
* Guia de Turismo
* Atendente de Balcões de Informação
PROFISSÕES PARA QUEM PENSA POR PADRÕES:
* Programador de Computador
* Engenheiro
* Físico
* Músico / Compositor
* Estatístico
* Professor de Matemática
* Químico
* Técnico em Eletrônica
* Professor em Análise de Dados
* Pesquisador Científico
* Analista de Mineração de Dados
* Analista de Mercado de Investimento Financeiro
* Atuário
* Eletricista
A Inclusão e Capacitação Profissional de Pessoas com Autismo é uma forte tendência e já é uma realidade em países como a França, Reino Unido, etc., conforme reportagem do site www.valor.com.br (notícia da correspondente do autistologos Juliana Uggioni Graça):