Terapia de Integração Sensorial
VESTIBULAR
O órgão receptor do sistema vestibular está ao lado da audição, dentro da nossa orelha e informa nosso cérebro sobre movimento e gravidade. O labirinto também interfere no processamento vestibular. Tem a ver com equilíbrio, com controle de movimento.
Quando andamos de barco, por exemplo, ficamos tontos porque ativamos demais o sistema vestibular, que permanece ativado mesmo depois em terra firme e precisa voltar ao normal. Pessoas que tem alteração no sistema vestibular, que são muito sensíveis, ficam inseguras em relação ao movimento, controle de movimento. Como o sistema vestibular atua junto com o sistema visual, pessoas com alteração vestibular, também pode impactar o sistema visual.
A Terapia de Integração sensorial, com foco no Sistema Vestibular, consiste em brincadeiras com movimentos como rodar, balançar, pular e correr. (Observar a reação da criança para evitar super-excitação):
* Bola de pilates - pular sentado e rolar sobre a bola.
* Balançar a criança em um lençol e depois jogar em uma superfície macia (cama).
* Parquinho: balanço, escorregador, gangorra, gira-gira, carrossel, etc.
* Balançar em redes ou cadeiras de balanço.
* Colocar a criança sentada em um lençol e puxá-la.
* Empurrar a criança em um carrinho.
* Sentar em cadeira giratória e girar.
* Fazer atividades com skate.
* Pular em cama elástica.
* Fazer polichinelos, pulos de coelho, amarelinha.
* "Dirigir" brinquedos (carros, motos, etc.).
Como explica o IG @friskasensorial:
"Explicando de forma simples, a criança com transtorno do processamento vestibular, se sente como num barco o tempo todo, principalmente em mudanças bruscas de posição, ou quando precisa ficar parado. Imagina sentado para comer, além de ficar tentando se equilibrar pode sentir desconforto e náusea! E se tiver outro TPS associado, a refeição fica bem difícil!!"
Mais uma dica do IG @friskasensorial:
"Pé de Lata, uma brincadeira tão simples de fazer e de brincar.
Toda brincadeira que estimula o equilíbrio é ótima para o Sistema Vestibular.
Uma boa dica: faça um para você e um para seu filho, daí os dois podem brincar juntos. Além do equilíbrio, estimula muito a concentração e foco".