top of page
IDADE DIAGNÓSTICO 
Quanto Antes, Melhor

Quanto antes iniciada a intervenção, melhores os resultados. Portanto, quanto antes for feito o diagnóstico, melhor.

Antes dos 3 Anos
Alvo Alvo

Há um falso mito de que o diagnóstico só pode ser feito após os 3 anos de idade. 
 
Na verdade os sintomas devem estar presentes até os 3 anos de idade, mas quanto antes feito o diagnóstico, melhor e, na dúvida, necessário iniciar a intervenção imediatamente. 

Como é o Diagnóstico
médico retrato

O diagnóstico é clínico e realizado por um médico especialista em autismo. Geralmente não são necessários exames e o laudo é feito na primeira consulta, salvo exceções. 

Causas e Aumento
crescimento

A causa do autismo é quase totalmente genética e cerca de 81% hereditária de natureza complexa.

1 a cada 44 crianças nasce com autismo e o crescimento da prevalência se deve principalmente à ampliação do diagnóstico e aumento da informação.  

Dúvida Diagnóstico 
Cute Girl

Ainda que haja dúvida do diagnóstico, o procedimento deve ser sempre iniciar a intervenção imediatamente.

Questionários Triagem
Coletando Informações

Existem algumas escalas de triagem, que são questionários simples que os próprios pais podem aplicar em casa, para fazer a triagem de risco para autismo. 

Para fazer o teste, clique no link abaixo:

Perda Habilidades
Latas de lixo

Algumas vezes os sintomas são evidentes desde o nascimento, mas em alguns casos a criança pode aparentar desenvolvimento típico e, por volta dos 18 meses, perder habilidades de comunicação e socialização, como parar de falar algumas palavras que a criança já havia aprendido. 

SEU FILHO TEM ALGUM ATRASO?

Para saber se seu filho tem algum atraso, veja a relação dos MARCOS DO DESENVOLVIMENTO de cada idade em nosso site, no link abaixo:

Please reload

GUIA CDC

 

Segue um guia elaborado pelo CDC - o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, sobre o desenvolvimento esperado pelo bebê de acordo com a idade:

Clique ao lado para visualizar melhor o arquivo PDF completo => 

IMG_0394.JPG
IMG_0395.JPG
IMG_0396.JPG
IMG_0397.JPG
IMG_0398.JPG

VOCABULÁRIO X IDADE

Segue também uma relação do IG @carolfonoterapia, que resume o desenvolvimento da linguagem esperado para cada idade:

IMG_0171.jpg

AUTISMO em BEBÊS

Nossa mestre @mayragaiato ensina alguns dos sinais de Autismo em BEBÊS, como a dificuldade de IMITAÇÃO, menos ATENÇÃO SOCIAL e menor TEMPO de ATENÇÃO SUSTENTADA na INTERAÇÃO. 

Explica que podem ser SINAL de AUTISMO quando não atingem os MARCOS do DESENVOLVIMENTO, como:
* Com 6 meses a TROCA de BALCUCIOS e
* Com 1 ano falar PALAVRAS inteiras, com a função de se COMUNICAR. 

Acrescenta que bebês com AUTISMO têm tendência a dar MAIS atenção a OBJETOS do que para PESSOAS e fazem MENOS TROCAS COMPARTILHADAS, tendem a não mostrar ou compartilhar as coisas com os pais. 

Alerta que, mesmo que haja sinais, não significa que tenha autismo, mas os Pais devem procurar um especialista imediatamente e iniciar a INTERVENÇÃO IMEDIATAMENTE, MESMO QUE SEM DIAGNÓSTICO, para não acumular atrasos e porque quanto menor, maior a capacidade de aprender.  

E alerta que é um erro os pais avaliarem o desenvolvimento da criança através de checklists, pois crianças com Autismo também olham e interagem, o que deve ser analisado é se o bebê atinge esses MARCOS do DESENVOLVIMENTO, conforme link abaixo:

 

IMG_6357.jpg

SINAIS EM BEBÊS 

Entendendo o Autismo

O IG @entendendooautismo recomenda: 

 

"Na suspeita do Autismo, o melhor a se fazer é reparar em pequenos gestos que podem revelar a necessidade de uma atenção maior às atitudes de seu filho.

Quando você o chama, ele não atende? O contato visual é inexistente? A criança gosta de brincar sozinha o tempo todo? Isso tudo pode ser sinal de Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Autismo, como é conhecido popularmente.

É sempre válido lembrar que quanto mais precoce for a descoberta do TEA na criança, mais eficazes podem ser as intervenções que visam ao tratamento do pequeno".

Bebe dormindo

ANTES dos 12 MESES

Dr. Thiago Castro 

O pediatra e pai de um menino com autismo, @dr.thiagocastro, cita alguns sinais em bebês menores de 12 meses. Na presença de algum desses sinais, é preciso ficar atento e, conforme o caso, investigar.

"Baixo contato visual: Um bebê com 12 horas de vida já olha nos olhos de suas mãe, com 1 mês fixa fortemente o olhar por minutos, com interação e atenção.

 

* Dificuldade na amamentação, muitas vezes sendo uma dificuldade motora ou até por questões sensoriais.


* Irritabilidade, choro excessivo, mesmo após descartar possíveis causas como cólicas, APLV, refluxo ou infecções.


* Dificuldade com o sono, desde seguir padrões a respeito do local de dormir, com quem dormir, mais despertares, menor manutenção do sono e/ou até mesmo o contrário, ser um bebê que acorda no meio da noite e parece que não há criança em casa, fica estático olhando para o nada.


* Sensação de não ter bebê em casa, pouco responsivo.
 

* Menor interesse a face da pessoa, preferência por objetos.
 

* Dificuldades em compartilhar interesse e olhares comuns.
 

* Dificuldades em imitação, com 10-12 meses esperamos que faça caretinhas, face cômica e micagens quando instigado.
 

* Atraso na comunicação não verbal. A criança deve apontar ou mostrar aquilo que quer, mostrar com quem quer ir ou de quem gosta.
 

* Não emitir sons e balbucios, com 6 meses precisa fazer sons com consoantes e vogais, como: “dadada” ou “tatata” com 9 meses alternar vogais como “dadeda” e com 12 meses esses sons devem ter função.
 

* Hipersensibilidade, incômodo ou choro ao toque, colo, barulhos, etiquetas, costuras na roupa, texturas como areia ou grama.
 

* Presença de movimentos repetitivos com as mãos ou pés.
 

* Dificuldade na introdução alimentar ou desenvolvimento de seletividade.
 

* Atraso motor.

Importante dizer que o autismo é a soma de sinais, ter a presença de alguns deles, não caracteriza o TEA".

 

AUTISMO E PREMATURIDADE

Em sua palestra no Ico Project, Dr. Carlos Gadia alertou que a prematuridade é um fator de risco para o desenvolvimento do Autismo, assim como o baixo peso, o uso de medicações anti-epiléticas na gestação, e outras condições do nascimento. Mas para que se desencadeie o Autismo, é necessário ter o gene e o comportamento ambiental. 

Na mesma oportunidade, Dr. Paulo Liberalesso acrescentou que a prematuridade é provavelmente um dos maiores fatores de risco, pois afetam o desenvolvimento do lobo temporal e córtex-pré-frontal, já que o hormônio do final da gestação que ativa essas áreas provavelmente não acontece ( explicou que é um modelo teórico que está bem documentado em ratos). Explicou que no caso das pessoas com Autismo, geralmente a visão é muito boa porque fica muito longe das áreas atingidas. 

 

Captura_de_Tela_2018-11-26_às_15.09.37.p

 

Neste sentido é a reportagem do G1 que abaixo segue:

 

 

"Os nascimentos prematuros podem alterar a conectividade entre diferentes partes do cérebro, o que pode aumentar o risco de a criança desenvolver autismo e problemas de atenção, segundo um estudo britânico publicado nesta segunda-feira (4) nos Estados Unidos.

IMG_6798.JPG

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO

Como explica o IG @pediatriadescomplicada:

​"Quer descomplicar o desenvolvimento de seu filho? Confira no post de hoje o MANUAL DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL! 😍⠀
.⠀
Lembrando que o post completo está no BLOG! Vou deixar o link no final e no story também. 😘⠀
.⠀
👉1° MÊS⠀

SONO: Nessa fase o bebê tende a dormir bastante, cerca de 14 a 17 horas de sono diário.⠀
.⠀
DESENVOLVIMENTO: Ocorre o processo de fortalecimento gradual dos músculos e do sistema nervoso do bebê. A visão é limitada, consegue enxergar objetos e pessoas com clareza a 30 cm de seu rosto. Reage a sons altos e súbitos.⠀
.⠀
👉2 a 4 MESES⠀
.⠀
SONO: Com 2 ou 3 meses o bebê ainda dorme por muito tempo, cerca de 14 a 17 horas, mas chegando aos 4 meses passa a diminuir para 11 a 15 horas diárias.⠀
.⠀
DESENVOLVIMENTO: Os 4 meses representam um importante marco no desenvolvimento infantil. Também é capaz de emitir alguns sons e sorri de forma voluntária, quando está deitado de bruços é capaz de esticar as pernas e chutar o ar, descobre a mãozinha e costuma levá-la até a boca.⠀
.⠀
👉6° MÊS⠀
.⠀
SONO: Dorme de 11 a 15 horas diárias.⠀
.⠀
DESENVOLVIMENTO: Com 6 meses o sistema digestivo está pronto para começar a receber objetos sólidos. O bebê é capaz de se manter sentado por mais tempo com apoio, emite monossílabas para tentar comunicação com os pais, tenta imitar a voz da mãe, é capaz de rolar para virar de barriga para baixo.⠀
.⠀
➡Quer conferir o restante? Acesse o blog!!! Lá você vai encontrar o post completo através do link https://bit.ly/2JUeyPe (ou acesse pelos stories)!⠀
.⠀
E não deixe de baixar os e-books de amamentação e sono! Eles contam com diversas dicas e informações que podem te ajudar, mamãe e papai! Vou deixar o link tb nos stories. 😘💕⠀
.⠀
Beijos!⠀⠀
.⠀⠀
Dra. Kelly Marques Oliveira⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
@pediatriadescomplicada⠀⠀⠀
.⠀⠀⠀
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) - CRM 145039/ RQE 47171⠀⠀⠀

.⠀⠀⠀

AQUISIÇÃO SONS FALA

Como explica o IG @bloomdh:

​"“Meu filho está atrasado na fala?” “O que é esperado para cada idade?” “Qual a hierarquia de fonemas trabalhados na terapia?” Essas e muitas outras perguntas são feitas diariamente pelos familiares, seja por aqui ou pessoalmente. Então, resolvemos compartilhar uma tabela para nortear alguns marcos da fala da criança!
Passe a foto para o lado e confira!

IMG_1840.JPG
Captura_de_Tela_2020-04-17_às_10.39.57
bottom of page